sexta-feira, 16 de julho de 2010

Guitarra Sonelli - Parte 1




Buenas galera, hoje vou contar aqui alguns dados sobre as guitarras Sonelli, aos curiosos de plantão, adoradores, pesquisadores e músicos: divirtam-se.

Vou expor no blog algumas informações sobre as guitarras porque certa vez postei um comentário num outro blog a respeito delas que me renderam muitos comentários, e fiquei surpreso como exitem pessoas no Brasil e fora dele que conhecem e se interessam pela história destas raridades que se escondem Brasil à fora.

As guitarras Sonellis eram fabricadas na cidade de Canela-Rs na "Fábrica de Acordeões Sonelli", que fazia guitarras, acordeons, contra-baixos, violões, cavacos, escaletas (soprafone), amplificadores, caixas, dentre outros.

A fábrica foi criada por volta de 1940, tendo por prioridade a construção de Acordeons; A primeira guitarra da marca Sonelli foi fabricada em 1968, batizada de "Violitarra San Remo", modelo com três captadores e algo ímpar: a guitarra possuia botões que quando ativados eles faziam o efeito de "vibrato". Interessantíssimo.

A fábrica fez uma série de guitarras, que vou expor mais informações quando eu elaborar o tópico 2 no blogo, que será o mais breve possível.

A segunda guitarra mais clássica que a fábrica fez foi a "Violitarra Hispana", feita por volta de 1970. Três captadores, quatro registro, mas não tinha o vibrato, tinha apenas o grave, agudo e médio.

O que me fez escrever no blog, além dos pedidos de outros leitores de outros blogs sobre guitarras Sonellis onde eu tive a oportunidade de comentar, é o motivo de meu pai ter sido funcionário da fábrica e chefe da seção das guitarras por 25 anos. Ou seja, ele conhece cada pedacinho da guitarra, que passavam todas, sem exceção, por ele e meu tio.

A idéia de fazer instrumentos de corda, segundo meu pai, iniciou-se com a contratação de um luthier chamado "Breno Cortes" da cidade de Porto Alegre, capital gaúcha. Começaram a fabricar violões, alguns meses depois já iniciaram a construção de guitarras e contra-baixos. Contraram também um técnico em eletrônica, o Sr. Evaldo Matt que veio ensinar a montar amplificadores por mais ou menos dois anos. Este Sr. tinha especialização nos EUA. Faziam cabos, amplificadores, caixas, misturador de som (uma espécie de mesa de som com 4 entradas).

Eram fabricados a média de 500 violões por mês, de vários modelos. (que postarei se possível no segundo post).
As guitarras eram fabricadas na média de 150 por mês, em seus vários modelos... guitarra Júnior, com um captador e etc... maciças, brasa...

Hoje possuo três guitarras Sonellis, uma que meu pai me presenteou e outras duas que consegui adquirir com muito esforço. Eu vi apenas três delas na minha frente, e são as três que possuo hoje penduradas na parede do meu quarto, funcionando em perfeito estado.



Tenho também 3 amplificadores da Sonelli e um violão, que são guardados com muito cuidado, obviamente.

Vou postar fotos deles certamente, e pretendo ainda nesta próxima semana fazer o 2° post com mais informações para todos...

espero que tenham gostado das informações,

abs,

Palavras Perdidas

39 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. tche, to com uma raridade destas aqui comigo, modelo sam remo, esta faltando a ponte queria uma ideia do que fazer se tiver pega o grito
    du_franco@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo certo?

      Cara, que bacana que você tem a guitarra, as pontes destas guitarras não tem mais né.. mas dá pra tentar colocar uma outra no lugar sim,

      me manda e-mail no binho_mil@hotmail.com

      abraço,

      Excluir
    2. Pessoal tenho algumas peças de sonelli aqui inclusive a ponte completa,é só entrar em contato.

      Excluir
    3. Olá Jack. Estou precisando da ponte e das chaves tipo dpdt de uma violitarra hispana. Se ainda tiver as peças, entre em contato. pedroprojetos@hotmail.com
      Abraço.

      Excluir
  3. Olà,tenho uma violitarra marrom que difere destas 3 por ter 3 cordas p cima e 3 p baixo. Meu pai comprou do fialho de cachoeirinha (hoje nos USA).Tenho hà 25 anos. Preciso trocar a ponte e regulà-la e , gostaria se possìvel de manter a originalidade. Falar com Juliano p (54) 91765646 ou juliost.odo@terra.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      entre em contato comigo através do e-mail Binho_mil@hotmail.com

      Um abraço,

      Fabiano Faes

      Excluir
  4. prezado amigo, tenho um baixo SONELLI BRASA de 1968. O que me contaram a respeito do SONELLI é que era um musico ITALO BRASILEIRO que começou a desenvolver os instrumentos. Gostaria de saber se é verdade essa afirmação?

    ResponderExcluir
  5. ola! retirei de uma empresa de reciclagem de minha cidade uma guitarra. estou tentando concerta-la apesar de estado deprimente, e estou com muitas duvidas sobre os captadores.
    existem outros modelos destes captadores ou um nome expecifico para eles?
    esta guitarra tem um bom som?
    obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      E aí, como ficou a restauração da guitarra? conseguistes os captadores?

      Um abraço,

      Excluir
  6. Amigo,
    tenho uma Sonelli(Violitarra Hispana).
    Como identifico o ano de fabricação? 1970?
    Tem violões Sonellitb?
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      Me encaminhe fotos para o e-mail binho_mil@hotmail.com
      Posso descobrir para você!
      um forte abraço, Fabiano

      Excluir
  7. Olá, tenho um violão Sonelli, muito legal essa pagina!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado por visitar a página. Eu tinha perdido a senha, acredite que somente hoje, após mais de um ano com blog eu consegui recuperar ela.
      Tenho vários violões sonelli. É realmente um ótimo violão, um forte abraço. Fabiano

      Excluir
  8. Olá, possui alguma informação sobre uma Sonelli Caçulinha? Achei uma dessas aqui em casa. Qualquer informação seria ótimo. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno, tudo bem? desculpa não ter respondido antes, mas é que eu tinha perdido a senha do blog e agora recuperei..!

      A caçulinha meu pai havia comentado comigo já, posso ver com ele alguma coisa da história dela. Se não utilizas a guitarra, eu tenho interesse em reformá-la e colocar junto a minha coleção. Ficaria grato se quiseres vendê-la. Um forte abraço, Fabiano

      Excluir
  9. Olá amigos. Compro amplificadores de instrumentos musicais bem antigos de 1966 pra trás. Em qualquer estado de conservação.
    Dou preferência para amplificadores nacionais do tipo "combo" (amplificador com o alto falante) Giannini marca Turuna; Giannini n°1, Giannini n°2; Ipame 121, Ipame 150;
    Phelpa, Delta, Alex 1001, 1004 1006, 1008, Saema, SONELLI, Del Vecchio, etc... Se souber de algo, entre em contato comigo pelo email amplivalvulado@hotmail.com
    Meu nome é Marco Túlio e sou de Catanduva - S.P.
    Grato pela ajuda.

    ResponderExcluir
  10. Ola amigo, minha historia musical tem muito a ver com uma guitarra Sonelli, pelo que pesquisei seria um modelo "Brasa" que adquiri em 1968 na Mesbla de Sao Leopoldo-RS, era de corpo macico com tres captadores e tremolo. Esa guitarra teve o braco quebrado e a levei mais tarde para a fabrica da Sonelli fazerem novo braco. Quem sabe nao teria sido seu pai que me atendeu e resolveu o problema? Infelizmente nao a tenho mais pois foi negociada com uma loja de instrumentos, voce nao teria alguma foto daquele modelo? Obrigado, abraco e parabens por ajudar a contar uma parte da historia dos instrumentos musicasi brasileiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jones,

      Que maravilha, podes ter sido meu pai sim que consertaste tua guitarra. Eu não tenho nenhuma foto, infelizmente, da guitarra Brasa.

      Estou preparando um material bem legal sobre as guitarras da sonelli e vou disponibilizar aqui no Blog assim que eu voltar para o Brasil.

      Um abraço,

      Fabiano Faes

      Excluir
  11. LEGAL O BLOG.TENHO UM VIOLAO SONELLI MODELO IMBUIA 3 "CANELA RS". É DO MEU PAI. ESTAVA LARGADO AQUI NO PORAO DA NOSSA CASA NO RJ-CAPITAL FAZ TEMPO COM A PESTANA SOLTA.(JÁ CONSERTEI).EU ERA CRIANÇA E JA EXISTIA ESSE VIOLAO,VAI PRECISAR DE UM AFIRMADOR DE CORDAS, JÁ QUE A CAIXA DE RESSONÂNCIA ESTA FRAGILIZADA. GOSTARIA DE SABER O ANO DE FABRICAÇÃO E QUAIS AS MADEIRAS UTILIZADAS NO INSTRUMENTO. O BRAÇO(ESCALA) ME PARECE SER DE BOA QUALIDADE.ELE É DE COR AMARELA COM BORDAS VINHO. TO DOIDO PRA OUVIR O SOM DELE...HEHEHEHEHE....OBRIGADO!!

    ResponderExcluir
  12. ola, eu acabo de comprar uma guitarra sonelli hyspana ,na saida de santa maria, rs, num antiquario muito interessante e gostei muito dela, me lembrou a guitarra supro ,porem verifiquei que no braço foi envernisado. Voce sabe se foi originalmente envernisada, ou foi algo feito depois? Acho que essa guitarra foi sua...
    Muito obrigado
    edgardscandurra@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. ola, me esqueci de perguntar se ela é de 1970 ou de 1966, como está descrita em um papel que estava junto a guitarra, com o mesmo texto de seu blog
    obrigado
    edgardscandurra@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Olá amigo. Parabéns pela postagem. Tenho um Violão Sonelli modelo Jacaranda Presidente. Inteiro. Em excelente estado.de conservação. Tem uma sonoridade incrível. Não perde em nada pra muitos de Luthier. Tem idéia de data de fabricação e preço? Muito obrigado. Pauloalan@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Opa, tenho uma Guitarra Sonelli Brasa , gostaria de saber o valor q vale , pois quero vender??? Obrigado

    ResponderExcluir
  16. Opa tenho uma guardada a 20 anos e não sabia nada sobre sua origem... valeu pelo post, agora cuidarei ainda mais desta "raridade". Tenho uma Violitarra Hispana.

    ResponderExcluir
  17. Opa tenho uma guardada a 20 anos e não sabia nada sobre sua origem... valeu pelo post, agora cuidarei ainda mais desta "raridade". Tenho uma Violitarra Hispana.

    ResponderExcluir
  18. Olá! Tenho uma Violitarra Hispana, da Sonelli, de 1975, original, que precisa de restauro. Estou disposto a vende-la. Podem me contatar em joaotodomundo@gmail.com . Abraços

    ResponderExcluir
  19. Tenho uma guitarra violitarra hispana para vende. Mara.
    Contato mrmanfroi@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  20. Tenho uma guitarra violitarra hispana para vende. Mara.
    Contato mrmanfroi@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  21. Eu queria ter uma dessas. Tenho uma Snake, que é parecida

    ResponderExcluir
  22. Olá Fabiano, fiquei muito feliz em ver este seu trabalho de reconstituição historica e memória dos instrumentos musicais Sonelli. Conheci muito o teu pai, tios e avós. Voce é filho do Valdir, ou Valmor, ou Eduardo ? Joguei muito futebol com eles, eu e Eduardo estudamos juntos, éramos grandes amigos.
    Meu nome é Leandro Bohrer Oppitz, morei alguns anos dentro da Fábrica da Sonelli e seu pai e tios e avós moravam ao lado, éramos vizinhos.
    Precisando de alguma informação podes escrever, terei prazer em ajudar se possivel, meu e-mail é leandro@cequipel.com.br
    Grande abraço para toda familia, tenho muitas saudades de toda familia Faes, pessoas excelentes. Parabens !!

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Olá, tenho uma dessas Violitarra hispana e estou restaurando. Preciso de um ponte ou qualquer informação que ajude nos reparos. Se alguém tiver peças ou puder me ajudar de alguma forma fica aqui meu email: mateustask@gmail.com e whatsapp 55 999903261

    ResponderExcluir
  25. Voce teria o esquematico eletrico de baixo violitarra hispana?

    ResponderExcluir
  26. qdo criança, hoje tenho 60, eu visitava um galpão de madeira em porto alegre onde meu pai encomendava seus violoes. lembro do nome Breno Cortes na etiqueta. meu pai tocou violão dos 10 aos 90 anos.

    ResponderExcluir